A Prefeitura de Fortaleza realiza, por meio do Gabinete da Primeira-Dama, em parceria com as Secretarias Municipais da Educação, da Saúde, dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social,  de Urbanismo e Meio Ambiente e Funci, entre os dias 23 e 27/11, a VII Semana do Bebê. O tema desta edição é “Fortalecimento de vínculos afetivos na primeira infância”. 

A programação deste ano inclui, como abertura, a participação de técnicos para tratar do assunto na TV Terra do Sol, nesta segunda-feira (23/11); além da distribuição de mudas de plantas em maternidades e divulgação de vídeos ressaltando a importância do fortalecimento diário dos vínculos familiares durante a gestação e infância.

A ação tem como público prioritário grupos de gestantes, famílias atendidas pela Educação Infantil, beneficiários do Sim eu Existo, Cresça com seu Filho/Criança Feliz e Cartão Mais Infância. Envolve ainda o público em geral, gestores e técnicos vinculados às políticas públicas relacionadas à criança e ao adolescente.

A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social com objetivo de tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até seis anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros. 

A importância dos vínculos afetivos na primeira infância

A fase de desenvolvimento infantil é reconhecida como uma importante janela de oportunidades para o investimento no desenvolvimento das potencialidades da criança. Logo, estímulos, cuidado e muito afeto serão super bem-vindos. Para o bebê e a criança pequena a criação de vínculo afetivo, seja com a mãe ou outro adulto que a represente, é fundamental.

Os primeiros anos de vida de uma criança requerem cuidados especiais nos quais o afeto, também conhecido como criação com apego pode trazer muitos benefícios ao desenvolvimento infantil e será refletido na forma como essa criança se relacionará com os outros quando adulta.