Nesta quinta-feira (12/11), em alusão ao Dia do Diretor, a Secretaria Municipal da Educação (SME) realiza uma programação especial, com palestra e homenagens aos gestores das unidades escolares na Rede Municipal. 

A partir das 14h30, acontece o webinar com o tema “A efetividade da gestão focada em resultados”, com palestra de Renato Casagrande, conferencista, palestrante, escritor, pesquisador e consultor em Educação, Gestão e Liderança no ambiente educacional. Para acessar a palestra virtual, os gestores devem acessar o endereço Link para acesso: https://youtu.be/ldxvsueAWKE. Além desta ação, cada Distrito de Educação realizará momento de celebração, onde os gestores e unidades escolares receberão homenagem pelo desempenho obtido no IDEB.

A programação especial prossegue ao longo do mês de novembro e inclui a participação de gestores das unidades escolares no programa Notícias de Fortaleza, da TV Terra do Sol, para apresentar experiências exitosas na área da gestão escolar, toda segunda, quarta e sexta-feira, às 10h30. Além disso, haverá ainda a solenidade de entrega do Selo Prêmio Municipal de Gestão Escolar: Selo Escola e Sustentabilidade, para as unidades com destaque na mobilização educacional e no fortalecimento da gestão pedagógica das escolas.

O objetivo da programação em homenagem aos gestores é exaltar e dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelos diretores escolares. A iniciativa é mais uma ação da política de valorização da categoria, implementada pela Prefeitura de Fortaleza, com foco também no avanço constante da qualidade da Educação.

O diretor exerce uma importante função no cotidiano escolar. Dentre suas competências, podemos destacar a gestão eficiente e transparente dos recursos financeiros e materiais adequados para garantia do desenvolvimento do ensino de qualidade, tendo como foco a aprendizagem dos alunos. Além disso, cabe ao gestor a coordenação do corpo docente para o cumprimento com sucesso da função da escola, assim como promover a integração família e escola.

Em Fortaleza, é válido ressaltar, que os gestores escolares são selecionados por meritocracia, por meio de análise de currículo e entrevistas.