A Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza (SME) convida a comunidade escolar para participar da consulta pública do documento preliminar da Proposta Curricular para a Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza. O documento preliminar ficará disponível para receber contribuições até 06 de novembro próximo.

A consulta pretende tornar o processo de construção da proposta mais participativo ao registrar e levar em consideração as contribuições, os pontos de vista e as percepções, especialmente, dos profissionais da educação, visando aperfeiçoar a escrita do documento e considerar os anseios da comunidade escolar.

Os coordenadores pedagógicos devem, na formação em contexto, realizar a leitura, promover discussões, reflexões e registrar as contribuições no formulário da consulta pública. O objetivo dessa ação é a contribuição de todos para a melhoria da qualidade dos serviços educacionais prestados pelas instituições que atendem crianças até os cinco anos de idade no município, oferecendo subsídios para que cada uma reflita sobre a sua proposta e a renove nos próximos anos, de acordo com os documentos atuais. O link de acesso ao formulário será encaminhado às unidades escolares pelos Distritos de Educação para que todos possam participar.

É importante ressaltar que este documento preliminar atualiza a Proposta Curricular da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza, publicada em 2016, e construída de forma colaborativa com a participação efetiva de representantes dos segmentos educativos da Rede Municipal de Ensino.  As discussões e reflexões do grande grupo de trabalho foram fundamentadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009) e na Base Nacional Comum Curricular-BNCC (BRASIL, 2016). Contudo, com a publicação da última versão da BNCC em 2017 e o lançamento do Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC), a Secretaria precisou iniciar a reformulação da proposta.

Até o momento da consulta, a proposta contém sete (7) capítulos que expressam as linhas gerais para nortear o trabalho das Instituições de Educação Infantil, são eles: Os princípios do currículo que respeita os direitos de aprendizagens e desenvolvimento dos bebês e das crianças da Educação Infantil;  Diversidade e inclusão no cotidiano das instituições de Educação Infantil; O planejamento pedagógico na Educação Infantil: criando oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento para  bebês e crianças; Organização dos ambientes no cotidiano da Educação Infantil: pensando e transformando espaços, tempos, materiais e interações; Os profissionais que atuam com bebês e crianças e a construção de uma cultura colaborativa no cotidiano das instituições de Educação Infantil e, por fim, os processos de avaliação e documentação pedagógica na Educação  Infantil.

Espera-se que a leitura da proposta possibilite ideias e sugestões para a concretização de um documento colaborativo em que a qualidade da ação pedagógica seja priorizada.

Contamos com a participação de todos, considerando a importância desse momento singular para a Educação Infantil do município de Fortaleza, para que possamos cada vez mais fortalecer o trabalho realizado e garantir o direito de todas as crianças.

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