A agenda do mês de outubro está repleta de atividades dedicadas aos professores da Rede de Ensino de Fortaleza. As ações fazem parte do calendário anual da Secretaria Municipal da Educação (SME) em homenagem aos docentes pelo Dia do Professor, celebrado em 15 de outubro, e contemplam uma série de iniciativas ao longo do mês. A abertura da programação do Mês do Professor na Rede de Ensino ocorreu nesta quarta-feira (07/10), durante a participação da Educação no programa Notícias de Fortaleza, na TV Terra do Sol, com a participação da secretária da pasta, Dalila Saldanha, e do professor Gilson Lopes.

Na edição 2020, a programação ocorre, na maior parte, de forma online, por conta do enfrentamento da pandemia do coronavírus. A TV Terra do Sol será palco de diversas atividades com destaque para os relatos de experiências dos autores do livro “Professor Autor: Fazendo História… Trocando Figurinhas", além de outras iniciativas exitosas realizadas pelos docentes da Rede.  Esta programação acontecerá ao longo de outubro, nos dias de segundas, quartas e sextas-feiras, às 9h20.

A programação conta ainda com a Quarta Docente, ação em que os professores compartilham experiências bem-sucedidas, que acontecerá nos dias 07, 14, 21 e 28/10, de forma online. Outro importante momento será realizado no 15 de outubro, Dia do Professor, com lives musicais de bandas formadas de professores da Rede e mais homenagens!

Entre as principais atividades do mês está o lançamento do livro do "Professor Autor: Fazendo História… Trocando Figurinhas" 2020. Em sua primeira edição, o projeto selecionou 30 trabalhos, que compuseram um livro, publicado em 2018; na edição seguinte, 2019, foram publicados 62 trabalhos, divididos em dois livros (volumes 1 e 2); para esta edição 2020 foram selecionados 67 trabalhos, que também compõem dois livros (volumes 1 e 2). Um dos objetivos do projeto é incentivar a cultura da produção autoral, com relatos que tenham propostas inovadoras capazes de inspirar novas práticas na Rede de Ensino.

Valorização do professor
O Mês do Professor na Rede Municipal é uma das ações da política de valorização do professor na Rede Municipal, que tem a proposta de reconhecer o desempenho docente comprometido com o sucesso dos educandos. Outras iniciativas compõem essa política de Fortaleza, como a formação continuada dos profissionais da Educação, o reajuste do piso nacional anual, cumprimento do Plano de Cargos e Carreiras, incluindo liberação para cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado) e o funcionamento do equipamento próprio do docente: a Academia do Professor Darcy Ribeiro.

Academia do Professor
Inaugurado há um ano, a Academia do Professor Darcy Ribeiro pode atender até 13 mil educadores de Fortaleza, oferecendo um conjunto de serviços de assistência à saúde e qualificação profissional. O equipamento integra a política de formação e valorização dos profissionais da educação municipal. Atualmente, as atividades ocorrem de forma online, por conta da pandemia. O equipamento oferece um conjunto de serviços de formação e qualificação, além de assistência à saúde dirigida especialmente às necessidades dos profissionais.

Totalizando uma área de 4.400m², a Academia do Professor conta com espaço cultural, auditório com mais de 300 lugares, piscina, ginásio poliesportivo, salas de aula homenageando professores, brinquedoteca, Sala de Inovação e biblioteca com acervo físico e digital, incluindo em seu material um manuscrito doado pelo Instituto Paulo Freire do próprio educador.  A implantação do equipamento constitui o marco inicial do Programa Municipal de Promoção da Saúde Integral do Profissional da Educação (Prosipe), lançado em 2019.