O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na última terça-feira (15/09), realizou a divulgação dos dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que leva ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). De acordo com os resultados, Fortaleza registrou crescimento em todas as etapas de ensino avaliadas em 2019. 

Em 2019, o município de Fortaleza alcançou nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) 6,2 no Ideb e atingiu a meta de 5,2 por 93,5% das 191 escolas municipais avaliadas. O índice nacional ficou em 5,7. Nessa situação, a Capital ocupa o 5º lugar no ranking das capitais.

No tocante ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nos anos finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental, a cidade atingiu 5,2 superando a média nacional (4,6). A meta ficou acima da projetada (4,4), atingida por 89,5% das 124 escolas municipais avaliadas. Com o desempenho, a Capital ocupa o 4º lugar no ranking das capitais do Brasil com os melhores resultados.

Nas séries inicias do EF, a gestão do município era responsável por 99% da disposição de vagas aos estudantes. Do 6º ao 9º ano, a taxa cai para 85,3%. A Capital é apontada como a 4ª maior do Brasil em número de matrículas, com 220.430 vagas, de acordo com dados do INEP/Censo Escolar 2019.

Confira o resultado

IDEB

O Ideb é um indicador que relaciona o desempenho dos estudantes em avaliações externas de larga escala com dados de fluxo escolar, varia de 0 a 10, quanto maior o desempenho dos alunos e maior o número de alunos aprovados, maior será o Ideb. A cada 2 anos, os estudantes do 5º e do 9º ano do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio são avaliados pelo Saeb em Leitura e Matemática e os dados de fluxo escolar são verificados a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.