Criança lendo um livro. Texto-legenda: SPAECE ALFA

O Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) é uma avaliação estadual que abrange as escolas públicas das redes estadual e municipais do Ceará, avaliando os alunos da Educação Básica - especificamente dos 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental e todos os anos do ensino médio - utilizando testes, com itens elaborados pelos professores da Rede Pública, tendo como orientação os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ministério da Educação (MEC) e os Referenciais Curriculares Básicos da Secretaria da Educação do Estado (Seduc).

O município de Fortaleza continua avançando nos resultados do Spaece, realizado anualmente pelo governo do Estado para avaliar o nível de aprendizagem dos alunos das escolas públicas municipais e estaduais. Em 2015, 146 escolas alcançaram nível desejável de alfabetização. Além disso, pela primeira vez, após 8 anos de avaliação, Fortaleza atingiu a proficiência média exigida, registrando a pontuação de 160,2.

O número de escolas que estão no nível mais alto, o desejável, de aprendizagem em alfabetização passou de 20, em 2012, para 30, em 2013, 74, em 2014 e 146, em 2015.

Fortaleza também cresceu 12,9 pontos na proficiência média dos alunos do segundo ano do ensino fundamental, aumentando de 131,4 pontos, em 2012, para 147,3, em 2014 e 160,2 em 2015.

Clique aqui para acessar o site do Spaece.