Grupo de jovens sorrindo, uniformizados com camisetas do Programa Protécnico. Texto-legenda: Protécnico 

 

Além das Escolas de Tempo Integral, que oferecem educação integral e são o principal projeto de ampliação da Jornada Escolar, a Prefeitura de Fortaleza desenvolveu, por meio de parcerias entre secretarias e com outras instituições, programas que suplementam o conteúdo oferecido nas escolas de tempo parcial e ampliam a carga-horária dos alunos.

Um deles é o “Pró-Técnico”, mais uma alternativa de estudos sistemáticos de reforço escolar, complementação dos estudos e de avanços nas diversas disciplinas do currículo escolar dos alunos do 9º ano. O programa vem transformando a vida dos alunos ao ingressarem no ensino médio e/ou técnico integrado e profissionalizante, tanto nos cursos ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), como nos demais da Rede Estadual, entre outros da iniciativa particular e/ou comunitária.

O “Pro-Técnico” é um programa da Secretaria Municipal da Educação (SME) que acontece em nove polos espalhados pela cidade e pode atender a alunos do 9º ano de toda a rede municipal, conforme o número de vagas ofertadas. Os polos do Pro-Técnico estão nos bairros Vila Velha, Jardim Guanabara, Praia do Futuro, Edson Queiroz, João XXIII, Casimiro Montenegro, Luciano Carneiro, Granja Portugal e Messejana. Os 1.489 alunos participantes passam a manhã na unidade educacional e as tardes em um dos nove polos com aulas para suplementar o ensino básico.