Aluna da Rede Municipal uniformizada, sorrindo. Texto-legenda: Resultados

A Educação Básica e, mais especificamente, a Alfabetização são avaliadas periodicamente por órgãos dos governos Estadual e Federal. As avaliações aplicadas, Spaece e Prova Brasil, avaliam o desempenho de alunos, bem como o desenvolvimento da educação no país e moldam o direcionamento das ações pela educação desenvolvidas nas instâncias municipal, estadual e federal.

O Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) é uma avaliação estadual que abrange as escolas públicas das redes estadual e municipais do Ceará, avaliando os alunos da Educação Básica – especificamente dos 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental e todos os anos do ensino médio – testes, com itens elaborados pelos professores da Rede Pública, tendo como orientação os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ministério da Educação (MEC) e os Referenciais Curriculares Básicos da Secretaria da Educação do Estado (Seduc).

A Prova Brasil, instrumento de captação de dados para a construção do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), é uma avaliação que contempla as disciplinas de português e matemática. O índice é constituído a partir da média entre a taxa de aprovação nos anos iniciais e das notas obtidas pelos alunos dos 5º e 9º anos nas avaliações aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Para saber mais sobre o desempenho de Fortaleza nessas avaliações, acesse a aba Spaece e a aba IDEB.