Além das Escolas de Tempo Integral, que oferecem educação integral e são o principal projeto de ampliação da Jornada Escolar, a Prefeitura de Fortaleza desenvolveu, por meio de parcerias entre secretarias e com outras instituições, programas que suplementam o conteúdo oferecido nas escolas de tempo parcial e ampliam a carga-horária dos alunos.

Um deles é o “Forças no Esporte”, que oferecendo práticas esportivas educacionais e estimulando crianças e adolescentes a manter uma interação efetiva, que favoreça o seu desenvolvimento integral, contribui para a diminuição da exposição aos riscos sociais.

O “Forças no Esporte” é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal da Educação (SME) e o 23º Batalhão de Caçadores e o nome faz alusão à ação das Forças Armadas pela disseminação dos esportes. As escolas atendidas são Cláudio Martins e Ismael Pordeus, cujos 100 alunos passam a manhã na unidade educacional e duas tardes por semana no Batalhão Marechal Castello Branco desenvolvendo atividades esportivas, como judô, karatê, capoeira, atletismo, vôlei e dança.