A política de ampliação da jornada escolar em Fortaleza, que já atende a cerca de 10 mil alunos, é um programa que visa não somente o aumento da permanecia do aluno no ambiente educacional, mas a potencialização do ensino e das aptidões das crianças e jovens matriculados na rede municipal de ensino.

O principal projeto dessa natureza são as Escolas Municipais de Tempo Integral (ETIs), que já são 20 unidades em Fortaleza. As escolas, espalhadas pela capital, atendem alunos do 1º ao 5º ano e oferecem além das disciplinas obrigatórias – que contam com protagonismo juvenil e projeto de vida -, matérias eletivas com temas escolhidos pelo diálogo entre professores e alunos. Uma das ETIs, a Escola Francisco Suderland Bastos Mota, atende a alunos surdos e ouvintes, com o estudo obrigatório da Língua Brasileira de Sinais (Libras). E a unidade Dra. Francisca de Assis Canito da Frota tem uma proposta pedagógica voltada para as questões ambientais. 

Além das Escolas de Tempo Integral a Prefeitura de Fortaleza desenvolveu, por meio de parcerias entre secretarias e com outras instituições, programas que suplementam o conteúdo oferecido nas escolas de tempo parcial e ampliam a carga-horária dos alunos. São eles o Forças no EsporteIntegração e o Pró-Técnico. Clique e saiba mais!